Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Ser feliz - OSHO


"Onde você estiver, é sempre o início.
É por isso que a vida é tão bela, tão jovem, tão virgem.
Algo que você deveria sempre manter, e esta é a única obrigação... é ser feliz.
Na nossa desesperança está a única esperança,
Porque na nossa ausência de desejo está a nossa única satisfação,
E por causa do nosso imenso desamparo,
De repente, toda a existência começa a nos ajudar.
Ninguém consegue parar de desejar,
mas a realidade só acontece quando o desejo pára.
Na nossa ausência de desejo está a nossa única satisfação.
Não tente forçar.
Deixe a vida fluir.
Veja os milhões de botões de flores
que Deus abre todos os dias sem fazer força alguma.
Quando você souber o que é o amor,
você estará pronto a dar.
Quanto mais você o der, mais o terá;
quanto mais você banhar os outros com ele,
mais o amor brotará em seu ser.
Pare de procurar preencher as expectativas dos outros, e pare de esperar que os outros preencham as suas.
Lembre-se: se você sofrer, você estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, eles sofrem por causa deles. Ninguém sofre por causa dos outros – lembre-se disso profundamente. Somente então você será capaz de ser realmente sincero para com seu ser interior.
Se sua vida não é feliz, então, saiba que você está vivendo da maneira errada.
O sofrimento é o critério de se estar errado; e a felicidade é o critério de se estar certo - não há nenhum outro critério.
Quando você tiver tido um pequeno vislumbre de que você é o criador de sua própria miséria, será muito difícil para você, continuar a criá-la então.
É fácil viver na miséria quando você sabe que os outros a estão criando – o que fazer? Você não tem saída. Eis porque vivemos jogando ass responsabilidades nos outros.
Ninguém pode satisfazer suas expectativas; ninguém está aqui para satisfazer suas expectativas. Todo mundo está aqui para satisfazer as próprias expectativas; ninguém está aqui para satisfazer ninguém. Todo mundo está aqui para satisfazer a si mesmo, mas você espera que os outros o satisfaçam e os outros esperam que você os satisfaça. Então existe conflito, violência, luta e miséria."
Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o deixa satisfeito, seja o que for. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque em primeiro lugar você não estava esperando nada. Assim, a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por sua própria conta.”
Não fique preocupado com críticas e não se interesse por elogios. Se você estiver interessado em ser elogiado pelos outros, então você não poderá ficar sem se importar com as críticas. Permaneça à distância. Elogio ou crítica , é a mesma coisa. Sucesso ou fracasso, é a mesma coisa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário